A ORDEM E O PROGRESSO

No século XIX, na França, August Comte criou as bases daquilo que foi chamado Positivismo. A Europa que vivia a euforia da expansão industrial e que, justamente por isso, viu a intensificação dos conflitos sociais. Ora, o aumento da desigualdade fomentou os grupos menos favorecidos a reinvidicar mudanças sociais. Foi para essa sociedade que Comte nos trouxe o positivismo. Originado pela febre do cientificismo que marcou aquele século, ele propôs o estabelecimento da ordem como uma condição imprescindível para se atingir o progresso.
A ordem acima de qualquer coisa.
Ao mesmo tempo em que se percebe o conservadorismo exarcebado, vê-se um modelo teórico que influenciou intelectuais fora da Europa, inclusive no Brasil. Dê uma olhada mais atenta no lema da nossa Bandeira Nacional, ORDEM E PROGRESSO.
Estamos hoje no seculo XXI. É verdade que não se fala mais em positivismo. Mas se o tivessémos, a nossa perspectiva de progresso seria outra. É verdade que precisamos de ordem para chegarmos ao progresso. Mas a ordem não apenas para se controlar os conflitos. A ordem depende principalmente da responsabilidade governamental no geranciamento dos serviços públicos.
Não Existe progresso sem uma educação capaz de atender as necessidades dos indíviduos;
Não existe Progresso sem um sistema de saúde eficaz;
Não existe progresso se as crianças desse país continuarem sendo tratadas da maneira como são.
Podemos dizer que, muitas das vezes, o progresso depende de decisões políticas.
E se o progresso depende de decisões políticas, nós também somos responsavéis por ele.
Isso porque o progesso depende da nossa responsabilidade enquanto eleitores.
Estamos em ano eleitoral.
Não é possivel progresso com politicos descompromissados, corruptos e sem visão de futuro.
Pensemos melhor no nosso futuro.

Comentários

LUCIMAR SIMON disse…
Boa pedida meu colega Adriano, otimo texto para incio de 2010. aproveita para dar uma guaribada no visual do nosso trabalho ou se vc quiser posso faze-lo depois, e viva a democracia e a fome de poder pelas maos do povo.

abraço

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE SOBRE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL